Um dos serviços de streaming de maior sucesso da atualidade, a Netflix surgiu há 20 anos, quando Reed Hastings teve que pagar uma multa de US$ 40 por atrasar a devolução do filme “Apollo 13” à rede de locadoras Blockbuster. As multas por atraso eram algo bastante comum na época, assim como o trabalho de rebobinar as fitas.

A ideia de Hastings e seu sócio Mark Randolph era alugar filmes sem definir uma data fixa de entrega. Tudo o que o usuário deveria fazer era pagar uma taxa mensal e receber os títulos desejados pelo correio. Um serviço semelhante a esse funciona até hoje.

Reprodução

A ideia, no entanto, acabou não fazendo sucesso e a Netflix vendeu 95% de suas ações para a Blockbuster em 2000. O objetivo era transformar o serviço em um sistema de entrega de DVDs da locadora, mas a proposta não foi aceita.

Em 2005, a Netflix passou a oferecer filmes por streaming, o que conquistou o público e fez com que a companhia atingisse os 4,5 milhões de assinantes, número que se superou nos anos seguintes. Atualmente, o serviço de streaming conta com 81 milhões de clientes em mais de 190 países e se destaca por suas produções originais.

O patrimônio de Hastings, segundo a Forbes, é de US$ 1,5 bilhão. Além da Netflix, o CEO também trabalha no conselho diretor do Facebook e no da Microsoft.

Via BBC