Os sites de notícias franceses estão impedindo que usuários que utilizam bloqueadores de anúncios leiam suas matérias. As páginas estão pedindo para que os leitores desativem os desinstalem os aplicativos, caso contrário perderão o acesso.

De acordo com informações do jornal The Guardian, entre os veículos de mídia que estão tomando esta atitude estão o Le Monde, L’Equipe e Le Parisien, além de diversos sites de rádios e emissoras de televisão. O Deezer, serviço de streaming de música sediado na França, também está participando da ação.

publicidade

A iniciativa começou com a associação comercial Geste, que anunciou no início de 2015, que iria organizar ações conjuntas contra os AdBlockers para lembrar os usuários que conteúdo e serviços não são de graça.

A Wired, o New York Times e a Forbes também já utilizam recursos para impedir o uso de bloqueadores. Os sites dizem que estão sendo roubados por causa do software, já que a maior parte do dinheiro dos jornais vem da venda de espaço publicitário.

“Para que nossos 400 jornalistas possam lhes fornecer diariamente conteúdo confiável, de alta qualidade e variado, precisamos do dinheiro dos anúncios”, diz uma mensagem de Jerome Fenoglio, editor chefe do Le Monde, para os usuários do site.

Os leitores, por sua vez, reclamam que os anúncios estão cada vez mais exagerados e atrapalham na leitura das matérias.