Já foi comprovado cientificamente que quanto mais você sorri, mais as pessoas tendem a gostar de você. Porém, isso não acontece na linguagem dos emojis.
Uma pesquisa realizada pela University of Amsterdam, University of Haifa e Ben-Gurion University, descobriu que usar emojis sorridentes no trabalho faz com que seus colegas e clientes te achem burro.
Durante a pesquisa, os cientistas pediram para que 549 participantes de 29 países diferentes lessem e-mails relacionados ao trabalho de pessoas desconhecidas, a fim de avaliar a competência e a simpatia do remetente, sendo que algumas das mensagens continham emojis sorridentes.
O impacto negativo do emoji foi tanto, que quando os participantes foram convidados a responder aos e-mails, suas respostas foram mais detalhadas e incluíram mais informações relacionadas ao conteúdo quando a mensagem não tinha o emoji. O que significa que os emojis atrapalham no compartilhamento de informações.
“Nossas descobertas fornecem provas de que, ao contrário dos sorrisos reais, os smileys não aumentam a percepção de simpatia, e sim diminuem as percepções de competência”, explica a Dra. Ella Glikson, do pós-doutorado de Ben-Gurion. “Em e-mails formais de negócios, um smiley não é um sorriso”.