Depois de cinco anos de quedas, as vendas de PCs no Brasil voltaram a crescer no primeiro trimestre de 2018 – e continuaram no segundo, de acordo com novos dados da IDC Brasil. Segundo a consultoria, entre os meses de abril e junho deste ano, foram vendidos 1,415 milhão de computadores, entre desktops e notebooks, 14% a mais do que no mesmo período de 2017 e 5,5% acima do total do primeiro trimestre deste ano.
Esse volume todo foi suficiente para movimentar 3,568 bilhões de reais no mercado, valor 27,5% maior do que o registrado no segundo trimestre do ano passado. O crescimento nas vendas foi impulsionado por compras do governo e do mercado educacional, de acordo com a consultoria, que ainda relaciona o salto também às eleições.
“Tradicionalmente, em anos de eleição, as compras são intensificadas para garantir atualização do parque em caso de mudanças ou futuros congelamentos nos investimentos”, diz Wellington La Falce, analista de pesquisa da IDC Brasil.
O crescimento, no entanto, não se deu graças aos desktops, mas sim aos notebooks. Das mais de 1,4 milhão de unidades vendidas, 977,5 mil – quase 70% do total – foram de laptops, com ticket médio de 3.243 reais. A divisão, aliás, é quase a mesma do trimestre anterior.
A expectativa para o terceiro trimestre é de que o mercado nacional de PCs continue crescendo, mas de forma menos acentuada. Ainda assim, é uma boa notícia para o segmento, que também voltou a crescer globalmente no trimestre após anos de quedas seguidas.