A Amazon começou a disparar e-mails para alguns consumidores nos Estados Unidos informando sobre um grave “erro técnico” que deixou expostos nomes e endereços de e-mails de diversos clientes cadastrados no site de e-commerce.
Segundo a empresa, a falha foi corrigida, mas, graças a ela, as informações dos consumidores ficaram visíveis abertamente no site da Amazon. A companhia também diz que o vazamento não foi causado por hackers ou qualquer brecha de segurança.
Não se sabe quantas pessoas foram atingidas, nem se o problema acometeu usuários de outros locais além dos EUA e Europa. A Amazon também diz que os consumidores não precisam trocar de senha ou tomar qualquer outra medida de segurança neste momento.
Amazon’s legit been sending out notices saying sorry we exposed your email address. Seems likely related to this https://t.co/21cRB2dHTk… Besides the brevity, what’s giving people pause is they sign the email https://t.co/KDiteRFaeR Why cap the “a” and why no https://? Strange pic.twitter.com/mwty3GmCN1
— briankrebs (@briankrebs) 21 de novembro de 2018
Vale lembrar, porém, que a exibição pública de um endereço de e-mail pode deixar o usuário vulnerável a ataques de phishing – aqueles em que os criminosos atraem a vítima com uma promoção inexistente ou um falso alerta de segurança, por exemplo.