Nova campanha maliciosa no WhatsApp promete novos emoticons, alerta Kaspersky Lab
Um novo golpe no WhatsApp usa a promessa de novos emoticons para atrair vítimas. A campanha scareware pede que os usuários compartilhe a mensagem com seus contatos para baixar um susposto novo pacote de emoticons. Ela recebe esse nome por conta de seu objetivo: assustar o usuário e forçar a instalação de um novo navegador.

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Como funciona?
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página, onde se pede que ele compartilhe a mensagem com 10 contatos ou 3 grupos. Se fizer isso, o usuário será direcionado, depois de 5 minutos, para a página onde fica o scareware.

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Em seguida ele recebe um alerta, indicando que o navegador está sem memória e pedindo uma atualização. Mesmo que não aceite a sugestão, o usuário começa a receber uma série de mensagens indicando que o download deve ser feito.

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Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, o programa UC Browser, que aparece nos alertas, é um software legítimo, mas a estratégia utilizada para sua promoção é antiética. “Não é a primeira vez que vemos campanhas assim no Brasil, mas o alcance de uma campanha como essa disseminada no WhatsApp é bem grande”, conta.

Como se proteger?
Para evitar cair em armadilhas como essa, evite clicar em links suspeitos e mantenha seu navegador sempre atualizado, instalando os apps somente das lojas oficiais do sistema operacional. 

Em um comunicado, a UC Browser condenou a campanha, reiterou que não endossa as práticas maliciosas de marketing e que está investigando o caso. “Os resultados iniciais de nossa investigação sugerem que o engodo (scam) tem origem numa rede de propaganda aleatória, que conduz várias atividades promocionais não autorizadas ou aprovadas por nossa equipe/ empresa. Até o momento, acreditamos que apenas uma pequena parcela de usuários do Whatsapp foi afetada por esse problema e gostaríamos de assegurar a todos usuários que o UC Browser jamais engajou nesta prática e condena esses golpes maliciosos”, afirma Raphael Farinelli Silva, gerente nacional do UC Browser no Brasil.