No final de setembro, o Olhar Digital reportou que golpes digitais estavam sendo feitos em nome do Nubank, prometendo convites para cartões de crédito com limite de R$ 12 mil, sem consulta de órgãos reguladores como SPC/Serasa. Outras fraudes afirmam garantir um empréstimo alto sem verificação dos dados e outras mensagens chamativas. Pensando nisso, o Nubank indicou uma série de ações que seus usuários podem tomar para ficarem mais seguros e não caírem nessas armadilhas.
Vale lembrar que essas propagandas e ofertas falsas costumam chegar pelo WhatsApp, e-mail, redes sociais e normalmente direcionam o usuário para um site malicioso ou para links contendo malwares. Ainda, é possível que os sites enganosos peçam informações pessoais, depósito de dinheiro ou algum outro elemento útil para roubar e praticar futuros golpes.
A seguir, veja as indicações do Nubank sobre como é realizado a comunicação do banco, os golpes comuns e o que o banco não faz. Lembre-se que se você encontrar uma fraude, é possível fazer a denúncia nesse link.
1. Preste atenção nos canais de comunicação
Isso vale para qualquer caso de golpe virtual: não acredite em canais de comunicação que não são oficiais daquela empresa.
No caso do Nubank, para o contato com os clientes apenas são utilizados os endereços que terminam com @nubank.com.br ou @marketingnubank.com.br. Ainda, quando o banco envia algum link, ele pode estar encurtado e aparecer como sou.nu/.
A empresa não se comunica através de redes sociais ou WhatsApp. Além disso, o aplicativo do Nubank só deve ser baixado nas lojas oficiais: App Store ou Play Store.
O endereço [email protected] é falso, já que a empresa utiliza apenas o @nubank.com.br
2. O Nubank não distribui convites para o cartão de crédito via redes sociais
Se você receber uma mensagem no WhatsApp, Facebook ou qualquer outra rede social prometendo convites em nome do banco, saiba que eles são falsos. Para ter uma conta, o pedido do cartão pode ser feito pelo site oficial ou pelo blog, no botão “Quero ser Nubank”, ou através de um link enviado por algum amigo ou conhecido que já seja cliente e te mande um convite.
Caso você receba o convite de um conhecido, para checar sua veracidade confira se o endereço é o mesmo do site do banco: www.nubank.com.br. Se você encontrar algum link suspeito, entre em contato com a empresa antes de se cadastrar.
Golpes comuns prometem o aceite de cartões de crédito sem a checagem em órgãos de proteção de crédito
3. O Nubank não libera cartões de crédito sem análise
Para entrar no banco, todos os potenciais clientes passam por análise e, somete após a verificação das informações é possível averiguar se é possível liberar um cartão de crédito.
Portanto, promessas como “cartão Nubank com aprovação imediata”, “Nubank está distribuindo convites de aprovação automática” ou “sem consulta ao SPC/Serasa”, são anúncios falsos. Não acredite em garantias de aprovação sem análise pois são golpes.
4. Limite de crédito? Só pelo App
Em primeiro lugar, nenhum limite de crédito é prometido antes que o cartão de crédito seja liberado para os clientes. Além disso, se você quer aumentar o crédito de uma conta existente não precisará pagar nenhuma taxa.
O banco também pode aumentar sua taxa proativamente, baseado em seus gastos. Quando isso acontecer, você será notificado pelo e-mail e pelo app. O Nubank não se comunica via redes sociais. Desconfie!
5. O cartão do Nubank é gratuito
Se você receber alguma mensagem cobrando uma taxa para liberação do cartão, saiba que ela é um golpe. O cartão é gratuito assim como o aumento de créditos.
6. Empréstimo está disponível apenas para clientes Nubank
Por enquanto, a opção de empréstimos apenas é disponível para clientes do banco e o valor é depositado apenas na NuConta. Além disso, não é exigido nenhum pagamento de boleto para que o empréstimo seja liberado.