Esta semana, o Procon de São Paulo emitiu um alerta sobre uma onda de golpes de clonagem de WhatsApp que está fazendo diversas vítimas. Segundo o órgão, o criminoso envia uma mensagem para a vítima se passando por um funcionário de um site de compras. A partir disso, solicita que o cliente informe um código de seis dígitos enviado por SMS para que um anúncio seja ativado.
A pessoa, sem saber que se trata de um golpe, envia a sequência numérica para o bandido. No entanto, o que a vítima não sabe é que os números fazem parte da verificação de segurança para ativação do WhatsApp. Com esse código em mãos, o mensageiro pode ser clonado.
Assumindo o controle da conta do usuário, os bandidos enviam mensagens para os contatos solicitando dinheiro. Na maioria dos casos, uma emergência é simulada para justificar o pedido de valores altos.
Para evitar ser vítima, o Procon-SP alerta que não se deve enviar códigos que chegam por SMS. Além disso, o órgão indica que a autenticação de duas etapas pode ajudar a impedir esse e outros tipos de golpe. Para ativá-la, clique em “Configurações”, selecione “Conta” e, em seguida, “Confirmação em duas etapas”.
Prejuízos
Os golpes envolvendo WhatsApp têm se tornado cada vez mais comuns. Na maioria das vezes, as fraudes envolvem o envio de mensagens com links que redirecionam para sites falsos ou pessoas que entram em contato para solicitar o código de verificação do app.
Nesses casos, os prejuízos podem ser muitos. Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, cita alguns. “A principal consequência é o prejuízo financeiro causado ao consumidor, no primeiro caso por comprar um produto ou serviço numa página falsa criada por um criminoso que não realizará a entrega; no segundo por ser vítima de extorsão para recuperar o acesso ao aplicativo”, comenta.
Caso seja vítima de algum golpe envolvendo o WhatsApp, o mensageiro solicita que a vítima envie um e-mail para o suporte da plataforma ([email protected]) solicitando a possível desativação da conta.
Recomendações do Procon-SP
Para se proteger, o Procon dá algumas dicas de utilização do serviço. Em primeiro lugar, o órgão recomenda que o usuário não forneça dados, senhas e códigos por mensagem – nem pessoalmente em alguns casos.
Não acreditar em ofertas de ajuda, sorteios muito vantajosos e descontos generosos enviados por WhatsApp, redes sociais, e e-mail. Caso receba algo do tipo, apague a mensagem imediatamente, em hipótese alguma clique no link.
Por fim, não preencha formulários que não estejam localizadas em sites oficiais, sempre baixe aplicativos em lojas oficiais – como Google Play e App Store -, mantenha um software antivírus atualizado em todos os dispositivos e, se desconfiar que pode ser um golpe, peça ajuda para algum familiar de confiança.
Via: Agência Brasil