Se você acha que colocar uma senha no seu celular vai impedir que outras pessoas consigam acessá-lo, então é melhor ficar em alerta. Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, conseguiram descobrir o PIN de um smartphone através de dados de sensores do dispositivo.

Em um artigo publicado no International Journal of Information Security, os pesquisadores demonstraram como o giroscópio – o sensor que rastreia a rotação e a orientação o aparelho – poderia ser usado para adivinhar um código PIN de quatro dígitos com um alto grau de precisão. 

Durante os testes, os usuários precisaram digitar 50 PINs cinco vezes para que o algoritmo dos pesquisadores aprendesse como eles seguravam o telefone ao digitar cada número específico. Com essas informações, a equipe conseguiu craquear as senhas com 70% de precisão.

Apesar de os testes utilizarem um algoritmo específico, a pesquisadora da Escola de Ciências da Computação da Universidade de Newcastle e principal autora do artigo, Maryam Mehrnezhad, destaca o perigo de aplicativos maliciosos que ganham acesso aos sensores de um dispositivo sem solicitar permissão.

“A maioria dos smartphones, tablets e outros aparelhos já estão equipados com uma infinidade de sensores e, como os aplicativos e sites móveis não precisam pedir permissão para acessar a maioria deles, programas mal-intencionados podem secretamente acessar esses dados”, explica.

[Digital Trends]