A montadora tcheca Škoda anunciou nesta semana o SUV elétrico Enyaq iV. O modelo está disponível em cinco versões, com potências máximas de 109 a 225 quilowatts e autonomias de 340 a 510 quilômetros. As baterias variam de 52 a 82 quilowatt-hora, a depender do modelo.
A Škoda oferece plugs de carregamento doméstico convencionais de 230 volts. Segundo a empresa, o tempo estimado para recarga completa é de seis a oito horas, a depender da configuração da bateria. Em estações de carregamento rápido de 125 quilowatts, o Enyaq iV pode receber 10% a 80% da capacidade de recarga em 40 minutos.
No interior, o destaque é o sistema head up display, que projeta informações em realidade aumentada no para-brisa do carro. O recurso permite que o motorista confira a velocidade do veículo sem desviar o olhar da pista. Além disso, o automóvel tem assistente de estacionamento e sistema que adapta a velocidade ao carro à frente.
A Škoda vai comercializar um lote comemorativo de lançamento a partir de setembro. Serão 1.895 unidades com rodas exclusivas, bancos e volantes revestidos com couro e placas de acabamento em cristal numerado.
De acordo com o site português Razão Automóvel, os modelos vão custar de 34,9 mil euros a 55 mil euros, o que dá cerca de 221 mil a 348 mil reais. As entregas e as vendas convencionais dos veículos estão programadas para o primeiro semestre de 2021.